FENABRAVE APOIA MEDIDA PROVISÓRIA PARA SETOR AUTOMOTIVO

São Paulo, 6 de junho de 2023


6 DE JUNHO DE 2023- A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores- FENABRAVE, entidade que representa 54 Associações de Marca automotivas e, por meio dessas, mais de 7.400 Concessionárias de Veículos, que geram 310 mil empregos diretos, em mais de 1.100 municípios brasileiros, apoia as medidas publicadas no DOU, hoje, pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para viabilizar o acesso de automóveis e comerciais leves, assim como de caminhões e ônibus no mercado interno. “Os ministros Geraldo Alckmin e Fernando Haddad, e suas equipes, foram sensíveis aos pleitos do setor e trouxeram soluções inteligentes para que o consumidor possa ter acesso ao primeiro carro ou realizar a troca de seu usado por um zero km. A Medida Provisória abrange pontos de suma importância no nosso entendimento, que são os parâmetros sociais, ambientais e de densidade industrial. Além disso, estimulará a renovação da frota de caminhões e ônibus, o que significa um importante passo para a descarbonização e maior segurança viária do nosso setor”, afirma Andreta Jr., presidente da FENABRAVE, para quem ainda faltam ser editadas medidas complementares, por exemplo, para regulamentar o destino dos caminhões e ônibus mais antigos, que fizerem parte do projeto.

Segundo Andreta Jr., o Governo acerta quando prioriza os que mais perderam poder de compra nos últimos anos. “Sempre seremos a favor do que beneficiar o consumidor”, comenta o Presidente da FENABRAVE.

Para a entidade, que prefere não estimar volumes potenciais de vendas trazidas pela MP, cada montadora deverá estabelecer, junto às suas Redes de Concessionárias, a forma de operação, considerando os modelos em estoque já existente nas distribuidoras. “Acredito que essa Medida Provisória tenha sido um excelente primeiro passo a caminho de destravar o mercado, garantir empregos e retomar o crescimento da economia, além de beneficiar o meio ambiente. Certamente, outras medidas surgirão, como mais acesso ao crédito, queda nas taxas de juros e outros projetos que favorecerão todo o País, e para os quais a FENABRAVE está disposta a colaborar, como fez agora”, concluiu Andreta Jr.

No início de julho, a FENABRAVE reunirá a imprensa para fazer o balanço semestral dos emplacamentos automotivos, oportunidade em que poderá avaliar melhor os efeitos da Medida Provisória e rever, se for o caso, as projeções da entidade para este ano.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Contatos:

Rita Mazzuchini ([email protected])/ Cel.: (11) 98115-4433
Luis Massao ([email protected])/ Cel.: (11) 97619-6042
FENABRAVE – Daniela Figueira: ([email protected])/

WhatsApp: (11) 5582-0049 (para receber materiais por este canal e pelos celulares dos assessores acima, lembre-se de cadastrar esses números em sua agenda de celular).