Linha do tempo

A atuação dos distribuidores de veículos começou antes mesmo da instalação da indústria automobilística no Brasil. A partir da década de 50, com a chegada das montadoras e a produção local, os concessionários ampliaram suas operações, investiram em modernizações, formaram suas associações de marca e criaram a própria Fenabrave.

Agentes Importadores vendem carros

1810

Chega o primeiro carro ao Brasil

1893

Surgem os primeiros Revendedores Autorizados

1920

Novos Contratos de Concessão

1950

Acovesp - Criada Associação dos Concessionários de Veículos de SP

1961

Abrave - Surge Associação Brasileira de Revendedores Autorizados de Veículos

1965

Abrave forma Comissões Internas de Estudo

1966

Surgem Diretoria de Relações com as Fábricas


I Congresso dos Revendedores Autorizados da Regional Brasília

1967

Surgem as primeiras Associações de Marca

1972

Associação Latino-Americana de Distribuidores de Veículos Automotores -surge a ALADDA

1973

Renato Ferrari coordena texto para projeto-de-lei

1975

Lei do Setor Automotivo aprovada no Congresso Nacional

1977

Presidente Ernesto Geisel veta a lei do setor


Distribuidores e Fabricantes reapresentam texto conjunto
Presidente João Figueiredo sanciona Lei Renato Ferrari 6729
Acontece em Brasília o Primeiro Congresso Nacional da Abrave

1979

Primeira Convenção da Categoria

1983

Transformação da ABRAVE em Fenabrave

1989

Fenabrave constrói instalações em Brasília


Lei 8.132 altera artigos da LEI 6729/79
Fundação da Fenacodiv

1990

Fenabrave participa das Câmaras Setoriais que lançam Projeto "Carro Popular”. Concessionários abrem mão de 2,5% de suas margens de comercialização para alavancar vendas.

1992

Projeto Solução/Fenabrave beneficia menor carente


Fenabrave leva projeto de Renovação de Frota ao Governo

1996

Fenabrave ganha nova sede

1997

Fenabrave muda estrutura - Entidade passa a ter presidente profissional


Fenabrave lança movimento Rentabilidade Já!

1998

Ação Já! É criada como nova bandeira de luta da categoria dos distribuidores


Distribuidores de veículos integram Acordos Emergenciais entre Governo, setor automotivo e trabalhadores.

1999

Fenabrave vai ao CADE defender uma relação mais justa entre montadoras e concessionárias


Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, participa da Abertura do X Congresso Fenabrave, na Bahia

2000

Fenabrave leva ao Governo Lula o Relatório Analítico do Setor e propostas para colaborar com os programas "Fome Zero" e "Primeiro Emprego"


Waldemar Verdi Jr., vice-presidente da Fenabrave, passa a fazer parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Lula.

2003

Lançamento do Programa de Capacitação ABAC/ Universidade Fenabrave. Uma parceria entre o setor da Distribuição e o Sistema de Consórcio.


Em outubro, Sergio Reze foi eleito Presidente da Fenabrave e comandou a entidade até 2011. Foram emplacadas 2.803.200 unidades, crescimento de 10,22% no comparativo com o ano anterior.

2005

Em 2006, o XVI Congresso Fenabrave aconteceu em São Paulo. Simultaneamente ao Salão Internacional do Automóvel, favorecendo o estreitamento entre a entidade e as montadoras além de garantir maior presença de público concessionário no evento.


Foram emplacadas 3.279.188 unidades, crescimento de 16,98% no comparativo com o ano anterior.

2006

Revista Dealer da Fenabrave retornou a publicação em versão impressa, com mais conteúdo e, também, editada em inglês.

2007

Fenabrave se aliou à ABRACICLO para discutir uma série de assuntos ligados ao setor de Motocicletas, como campanhas educativas, segurança no trânsito e etc.


Lançada a TV Fenabrave o canal exclusivo para a comunicação e o crescimento do setor, elevando o melhor do crescimento corporativo para associados de todo o Brasil. Foram emplacadas 4.848.312 unidades, crescimento de 13,97% no comparativo com o ano anterior.

2008

Os segmentos de caminhões e implementos rodoviários cresceram 40% no acumulado em comparação ao ano anterior.


A Fenabrave promoveu diversos seminários como: ‘Gestão de Veículos Usados’, ‘Gestão de F&I’, ‘Workshop Fenabrave/BNDES’, entre outros. Foram emplacadas 5.444.099 unidades crescimento de 12,42% no comparativo com o ano anterior.

2010

Criação do Grupo dos 20. Parceria firmada entre a Fenabrave e a entidade norte-americana NADA.


Fenabrave elege novo presidente para gestão 2011/2014: Flavio Meneghetti. Foram emplacadas 5.715.225 unidades, crescimento de 4,98% no comparativo com o ano anterior.

2011

Diversas ações em defesa e manutenção da Lei 6.729/79 D Lei Ferrari, que regulamenta a relação entre as montadoras e as concessionárias.


Lançamento do novo portal Fenabrave reformulado e voltado às mídias sociais como Twitter e Facebook. Foram emplacadas 5.586.578 unidades, retração de 2,25% no comparativo com o ano anterior.

2012

Reforma do Estatuto Fenabrave com a criação de urna comissão composta pelos assessores jurídicos da entidade e também Associações de Marca.

2013

Fenabrave, Caixa e Banco PAN assinaram acordo de apoio às concessionárias para condições especiais de financiamento de veículo, além de produtos e serviços para as concessionárias.


A Fenabrave, a Fenacodiv e a Ouro Verde Meio Ambiente, criaram o Guia da Concessionária Ambientalmente Adequada a uma cartilha que instrui as concessionárias a serem ambientalmente sustentável. Foram emplacadas 5.458.537 unidades, retração do 2,29% no comparativo com o ano anterior.

2014

Fenabrave elege Alarico Assumpção Jr. para presidente na gestão 2015/2017. Entidade completa 50 anos de atuação no setor


Criação do RENAVE (Registro Nacional de Veículos em Estoque) Lei 13154/2015. Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Distribuição de Veículos Automotores e da Mobilidade. Foram emplacadas 3.982.816 unidades, retração de 21,85% no comparativo com o ano anterior.

2015

Os emplacamentos de veículos registrou crescimento consistente em 2018 com alta acumulada de 13,58%, somando 3.653.500 unidades, ante as 3.216.730 registradas em 2017.


A Diretoria Executiva da FENABRAVE esteve reunida para a estruturação do Planejamento Estratégico da Gestão 2018-2020. Foram criados os pilares estratégicos POLÍTICO, EDUCACIONAL e INTELIGÊNCIA DE MERCADO, e as comissões de trabalho, que contarão com suporte de todos os departamentos e assessorias da entidade.

2018

Sistema CKD – Primeiras Montadoras no Brasil

1918

Getúlio Vargas Funda a Cia. Siderúrgica Nacional – CSN

1941

Volkswagen monta o Fusca no Brasil, ainda com peças importadas

1950

Volkswagen do Brasil atrai fabricantes de autopeças

1953

Presidente JK cria o GEIA – Grupo Executivo da Indústria Automobilística


Mercedes-Benz inaugura fábrica de caminhões em São Bernardo do Campo – SP
Surge a Anfavea – Assoc. Nac. dos Fabricantes de Veículos Automotores

1956

Sedan-Turismo, da DKW-Vemag é apresentado – primeiro carro com 50% das peças nacionalizadas.

1958

Indústria comemora 2 milhões de carros produzidos no Brasil

1969

Produção chega a 905 mil unidades ao ano

1974

Indústria produz 67% do que produziu em 1980

1981

Plano Cruzado – Procura é maior que a oferta

1986

Crise econômica leva a demissões na indústria automobilística.

1990

Criação do Projeto “Carro Popular” – Concessionárias abrem mão de 2,5% das margens de comercialização.


Fenabrave participa das Câmaras Setoriais que lançam Projeto “Carro Popular”. Concessionários abrem mão de 2,5% de suas margens de comercialização para alavancar vendas.

1992

Indústria produz 1.629.008 unidades


Indústria brasileira enfrenta a “Febre dos Importados”

1995

Projeto Solução/Fenabrave beneficia menor carente


Fenabrave leva projeto de Renovação de Frota ao Governo

1996

Produção recorde – 2.069.703 veículos – Fonte: Anfavea


Fenabrave ganha nova sede

1997

Queda na produção anual de 23,38% - Reflexo Crise Asiática e Russa. Fonte: Anfavea.


Fenabrave muda estrutura – Entidade passa a ter presidente profissional
Fenabrave lança movimento Rentabilidade Já!

1998

Ação Já! É criada como nova bandeira de luta da categoria dos distribuidores.


Distribuidores de veículos integram Acordos Emergenciais entre Governo, setor automotivo e trabalhadores

1999

Brasil anuncia recuperação gradual da economia


Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, participa da Abertura do X Congresso Fenabrave, na Bahia.
Fenabrave vai ao CADE defender uma relação mais justa entre montadoras e concessionárias

2000

Brasil recorre ao FMI (US$30 bilhões)

2002

Fenabrave ao Governo Lula o Relatório Analítico do Setor e propostas para colaborar com os programas “Fome Zero” e “Primeiro Emprego”


Waldemar Verdi Jr., vice-presidente da Fenabrave, passa a fazer parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Lula.

2003

Crescimento de 37,51% nas exportações de automóveis e tratores.


O consumo de veículos ajudou a impulsionar o setor de bens de consumo duráveis a crescer 21,8% este ano

2004

A indústria automobilística gerou uma receita bruta de, aproximadamente, 2 trilhões de euros.


Foram emplacados 2,8 milhões de veículos no país.

2005

Criação do PROMOT – Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares


Criação do Programa ProCaminheiro pelo BNDES

2006

Anfavea comemorou 50 anos da indústria automobilística


A indústria brasileira comemorou a produção de 70 milhões de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus).

2007

Foram produzidos 3 milhões de veículos flex no Brasil


O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo apresentou 450 modelos no evento.

2008

Exibição da etiqueta veicular nos automóveis com a identificação do consumo de combustível


Lançamento do BNDES PSI para caminhões, ônibus e implementos rodoviários

2009

A produção de veículos cresceu 10% em 2010 com 3,38 milhões de unidades produzidas no país


O ano de 2010 foi de recuperação para todos os segmentos automotivos. Os segmentos de caminhões e implementos rodoviários tiveram o maior aumento acumulado, chegando a um crescimento de 40% no ano.

2010

Anúncio do Plano Brasil Maior, que propôs medidas protecionistas à indústria automotiva nacional, contemplando o aumento do IPI, em até 30 pontos percentuais, para as marcas fora do Mercosul que não tivessem índice de nacionalização mínima de 65%


Ano recorde de vendas de veículos. Foram emplacadas 5,7 milhões de unidades no pais.

2011

Introdução do EURO 5, norma de emissões PROCONVE, também denominada P7 para caminhões e ônibus


Criação do programa inovar-Auto que teve o objetivo de ampliar a competitividade do setor, por meio de investimentos em pesquisas e desenvolvimento, inovação tecnológica e a redução de emissão de gases.

2012

Cadeia automotiva propõe Programa Nacional de Renovação de Frota e a Fenabrave é uma das entidades participantes do projeto


Anúncio do Decreto de isenção de ICMS para veículos de Pessoas com Deficiências

2013

Anfavea apresenta estudo sobre o mercado brasileiro de autoveículos: “2034 D Uma visão do Futuro”.

2014

Anfavea altera classificação dos veículos comerciais leves/SUBOs, que passou a fazer parte da base de dados de automóveis.


Fenabrave, ANFAVEA, Abac, Abraciclo e Anfir criaram o Festival do Consorciado Contemplado, com o objetivo de estimular o mercado de autoveículos por meio das cotas de consórcio contemplados.

2015

Brasil agrário exportador

1903

Começa processo industrial no Brasil

1910

Indústria é principal atividade econômica

1930

Presidente JK - Brasil deve crescer 50 anos em 5

1950

Presidente Jânio Quadros renúncia e pais amarga crise econômica e política

1961

Economia dá sinais de recuperação

1965

PIB cresce 11% ao ano - É o "Milagre Brasileiro"

1968

Crise do petróleo

1973

Brasil lança projeto Pró-Álcool

1979

Inflação bate 110% ao ano

1980

Governo Sarney lança o Plano Cruzado

1986

Brasil pede Moratória ao FMI

1987

Plano Collor - Poupança é Confiscada

1990

Plano Collor II - Abertura de Mercado para Importação de Veículos (115 unidades importadas)

1990

Câmaras Setoriais são ativadas

1991

Plano Real - Moeda brasileira ganha estabilidade (R$ 1,00 = US$1,00)

1994

Governo conserva juros altos para manter economia estável

1994

Brasil pede ajuda ao FMI


Governo promove acordos emergenciais no setor automotivo com redução de impostos para manutenção de empregos.
Maxidesvalorização do Real diante do dólar (Fax/ 1999: US$1,00 = R$2.06)

1999

Brasil anuncia recuperação gradual da economia


Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, participa da Abertura do X Congresso Fenabrave, na Bahia.
Fenabrave vai ao CADE defender uma relação mais justa entre montadoras e concessionárias

2000

Brasil recorre ao FMI (US$30 bilhões)

2002

Governo lança projetos contra a fome e para geração de empregos.


Taxa de Juros permanece em alta para conter inflação.
Waldemar Verdi Jr., vice presidente da Fenabrave passa a fazer parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Lula.

2003

O crescimento do PIB chegou a 6%, o maior desde 1970


Segundo o IBGE, os responsáveis pelo crescimento da economia este ano foram a indústria, o consumo das famílias e a retomada dos investimentos

2004

Sete milhões de pessoas subiram para classe média, segundo a Fundação Getúlio Vargas - FGV.


Prevaleceu urna tendência à valorização do Real, em decorrência do grande influxo de dólares.

2005

Brasil cresceu 3,5% e o setor da Distribuição Automotiva atingiu um patamar de 16,98%


O Brasil apresentou superávit comercial de US$ 114.5 bilhões, o maior da história.

2006

A economia brasileira cresceu 4% neste ano.


O setor sucroalcooleiro movimentou R$ 50 Bilhões no ano representou 1,5% do PIB.

2007

Falência do barco de investimentos Lehman Brothers, dando início à crise que abalou o mundo.


O Governo divulgou um pacote de medidas para estimular as vendas do setor automotivo, como redução de IPI e IOF

2008

Produto Interno Bruto (PIB) retraiu 0,33% em 2009


As laxas de juros reais caíram significativamente no pais e chegaram a 4,8% a.a. de juros reais

2009

Em 2010 o PIB nacional apresentou crescimento de 7,5%.


A taxa de desemprego diminuiu de 11,3% (2003) para 6,1% em 2010.

2010

As exportações brasileiras saltaram de um patamar de US$ 55 bilhões no ano 2.000 para US$ 256 bilhões em 2011, enquanto as importações de US$ 56 bilhões para US$ 226 bilhões


Elevação da taxa de juros para financiamento de veículos entre 30 e 60 meses e o IOF

2011

Os bancos públicos tiveram um papel do destaque após o início da crise econômica internacional e, também a partir de abril de 2012, quando foram acionados peio governo federal para reduzir o spread bancário.


Em maio de 2012, governo anunciou a redução do IPI para automóveis e comerciais leves para estimular vendas do setor.

2012

O agronegócio representou 24% do PIB nacional, segundo a ABAG - Associação Brasileira do Agronegócio


A redução de IPI aumentou a arrecadação de impostos.

2013

Fim do IPI reduzido, em 31 do dezembro de 2014.


A Copa do Mundo realizado no Brasil impactou na desaceleração da economia do País.

2014

Produto Interno Bruto - PIB encerrou 2015 negativo em 3,4%


Perda de 1 milhão de empregos, além de dólar superar R$ 4,00. Reflexos da tumultuada situação política e econômica do País.

2015