Ano começa com queda nos emplacamentos de veículos

São Paulo, 2 de fevereiro de 2022


Dificuldades nas cadeias produtivas, alta nos juros e sazonalidade afetam o mercado em janeiro.

Para a FENABRAVE, esses fatores, além das fortes chuvas e a nova variante do COVID-19 provocaram retração nas vendas de veículos novos e diminuição na passagem de loja.

2 de fevereiro de 2022 – De acordo com dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, os emplacamentos de veículos apresentaram retração em janeiro. Na comparação com dezembro/2021), a queda foi de 31,64%. Já em relação janeiro de 2021, a baixa foi de 15,79%. “O resultado é conjuntural e acontece, principalmente, em função dos baixos estoques das Concessionárias, em dezembro, da persistente falta de produtos – ainda provocada pela escassez de insumos e componentes e, também, devido à sazonalidade do período. Além desses fatores, a alta nas taxas de juros restringiu a aprovação de crédito para financiamentos e, também, tivemos queda na renda do consumidor, pelo aumento da inflação, em que pese tenhamos tido melhora dos níveis de emprego no país. Avaliando a sazonalidade, lembro que, em janeiro, a renda familiar fica mais comprometida, em função dos impostos e gastos com matrículas e materiais escolares, por exemplo, o que acaba afetando a decisão de compra do consumidor”, explica José Maurício Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.

Também as fortes chuvas, que vêm ocorrendo em várias localidades do País, assim como o aumento do contágio das pessoas, pela variante Ômicron, têm provocado queda na passagem de loja, segundo avaliação do Presidente da entidade.

TABELA DE EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS ZERO KM

DESEMPENHO POR SEGMENTO

 

PROJEÇÕES SE MANTÊM

Divulgadas no início do ano, as Projeções para os Emplacamentos de Veículos Zero KM, em 2022, se mantiveram inalteradas.

Acompanhe, a seguir, as perspectivas para este ano, lembrando que a FENABRAVE costuma rever as projeções a cada trimestre:

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Contatos:

Rita Mazzuchini ([email protected]): (11) 98115-4433

Luis Massao ([email protected]): (11) 97619-6042

FENABRAVE - Daniela Figueira: ([email protected]): (11) 99129-0557/

5582-0049