Estadão no Ar II Edição - Estadão ESPN - 03.11.2011 - 13h01
Produção ainda vai piorar um pouco, diz CNI
Publicado em: 03/08/2012 Gerar um RSS desta página para um leitor de notícias e feeds

A produção industrial brasileira "ainda vai piorar um pouco mais" este ano, disse ontem o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade. Ele discorda da avaliação feita pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que o desempenho da indústria tenha chegado a um "ponto de inflexão", ou seja, parou de cair para assumir uma trajetória de alta.

O ministro projetou a "virada" da indústria anteontem, ao comentar o resultado da produção industrial medida pelo IBGE, que apontou para uma alta de 0,2% em junho sobre maio. Foi o primeiro dado positivo depois de três meses seguidos de queda.

"Acho que não", comentou Andrade quando questionado se a avaliação do ministro estaria correta. "Ainda vai piorar um pouco mais." Segundo o presidente da CNI, os estoques das indústrias ainda estão muito elevados e o mercado não reage. "A indústria não vai crescer 1% este ano, não tem como", comentou. "Para chegar a 1%, precisaria crescer 3% ao mês." Ele acredita, porém, que a produção industrial não registrará desempenho negativo este ano. "Acho que vai ficar no zero a zero." A recuperação da atividade, que a equipe econômica do governo esperava para o segundo semestre, ainda não começou, comentou Andrade. "Se der tudo certo, teremos recuperação no ano que vem."

Fonte: O Estado de S. Paulo – Economia – 03/08/2012 – Pág. B6 Enviar para um amigo CompartilharImprimir