Jornal 1ª Hora - Band - Edição: 29/03/2010 - 7h45
Desaceleração das vendas ainda continua, diz a FGV
Publicado em: 03/08/2012 Gerar um RSS desta página para um leitor de notícias e feeds

As vendas do comércio registraram desaceleração no segundo trimestre, que prossegue no terceiro, de acordo com o economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV), Aloisio Campelo.

"Pesa a desaceleração da economia em outros segmentos, que afeta também o ritmo de contratações. O mercado de trabalho ainda está favorável, mas se move lentamente. Por outro lado, as condições de crédito começam a se normalizar e as taxas de juros caíram. Mas ainda há cautela na concessão de crédito, por conta da inadimplência", afirmou o economista, na divulgação do Índice de Confiança do Comércio (Icom).

Para o comércio, o que está comprometendo as vendas é o cenário interno, analisa Campelo. "O fim do endividamento de curto prazo aponta para uma melhora para os próximos meses. A economia tem condição de acelerar no segundo semestre, mas o comércio não está com uma visão tão favorável neste momento. A visão de que haverá aceleração não é tão clara."

Na comparação da visão sobre a situação atual captada em julho com o mês anterior, o índice caiu 1,7%, após queda de 2,2% no mês anterior.

Fonte: DCI – Comércio – 03/08/2012 – Pág. B4 Enviar para um amigo CompartilharImprimir