Band News - 02.05.2011 - Band News FM - 12h51
Renault anuncia mais investimentos no Brasil
Publicado em: 03/08/2012 Gerar um RSS desta página para um leitor de notícias e feeds

A Renault anunciou nesta quinta-feira (2), mais um investimento no Brasil, em seu complexo industrial Ayrton Senna, localizado em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR), que abriga três fábricas (automóveis, comerciais leves e motores). São R$ 40 milhões para o aumento da capacidade de produção da fábrica de motores em 25%, de 400 para 500 mil unidades por ano a partir de 2013. A unidade produz propulsores 1.0, 1.2 e 1.6, sendo que 40% do volume total são dedicados à exportação. O aporte é adicional ao ciclo de investimento já anunciado pela montadora, que em outubro do ano passado aumentou em R$ 500 milhões, para R$ 1,5 bilhão até 2015. Um terço deste valor está sendo aplicado este ano.

O presidente da Renault no Brasil, Olivier Murguet, assinou o protocolo do novo investimento na presença do governador do Paraná, Beto Richa, durante a inauguração do novo prédio da fábrica dedicado à estamparia. A nova área recebeu R$ 35 milhões, parte do investimento para 2012, e será responsável pelo corte de chapas de aço para a produção de até 284 mil peças por mês.

A inauguração faz parte do projeto de expansão da capacidade produtiva da fábrica de automóveis. O plano, conta Murguet, é aumentar em 35% a produção nacional, de 280 para 380 mil por ano já a partir de 2013.

“Já aumentamos no início deste ano nossa capacidade diária de 45 para 47 carros produzidos por hora: nossa meta é chegar aos 60 veículos por hora em 2013, no projeto 1 carro por minuto”, revela.

A fábrica já está em franco processo de reforma, com canteiros de obras espalhados por toda a extensão da unidade que monta automóveis. Como complemento a este processo, que a empresa batizou de “uma nova fábrica dentro da fábrica”, Murguet conta que paralisará sua linha por dois meses, entre 15 de novembro de 2012 e 15 de janeiro de 2013, para remontar maquinário e adaptar novos processos de produção, que devem receber cerca de 250 novos equipamentos. Durante este período, todos os funcionários terão suas férias coletivas antecipadas e os demais 30 dias serão utilizados para reciclagem e treinamento da mão de obra. A parada não afetará a linha de montagem de veículos utilitários.

Os recursos também contemplarão melhoria de processos na área de pintura, que será totalmente renovada com 180 novos equipamentos, estimados em mais de R$ 100 milhões, além da área de carroceria, que terá 330 novas máquinas.

RENOVAÇÃO

A renovação que a Renault prepara em seu complexo industrial reflete os planos da empresa em sua estratégia de mercado, com novidades que chegam ainda este ano. Entre elas as linhas 2013 de Logan e Sandero (este último terá ainda a série esportiva GT Line) e do utilitário Master, este só no ano que vem. O Fluence também ganhará nova versão com motor turbo.

Contudo, a grande novidade ficará a cargo do novo Clio com apresentação marcada para o Salão do Automóvel de São Paulo, no fim de outubro.

Os projetos de ampliação coincidem com o bom momento da empresa no mercado. Na contramão do setor, que apresenta desempenho fraco, a Renault fechou o primeiro semestre com crescimento das vendas em 37,3% ao emplacar 110,5 mil unidades.

Após reverter resultados negativos de anos atrás, a empresa apostou, nos últimos quatro anos em uma estratégia que combinou o lançamento de produtos mais adaptados ao mercado brasileiro e investimentos na área de distribuição. A empresa planeja aumentar das atuais 235 concessionárias para 275 em 2013. O Brasil é hoje o segundo maior mercado da montadora, atrás apenas da França.

Segundo Murguet, embora as vendas estejam crescendo, a redução do IPI, que vale até 31 de agosto, ajudou a segurar o ritmo. “A medida veio na hora certa, evitou uma parada na fábrica”, revela. Ele acrescentou que a projeção de crescimento das vendas da marca em 2012, entre 15% e 20% com relação ao ano passado não consideram a prorrogação da redução da alíquota.

Para o mercado total, o executivo afirma que com o IPI, os licenciamentos devem alcançar as 3,6 milhões de unidades em 2012, o que representaria um aumento de 5% sobre 2011. Ele também considerou que sem o IPI as vendas cairiam entre 5% e 6%, para 3,1 milhões de unidades. “Se houver prorrogação do IPI, este volume pode ser maior”, completou.

LINHAS COMPLEMENTARES

Durante a apresentação do plano de expansão, Murguet acrescentou que a nova fábrica da parceira Nissan, que será erguida em Resende (RJ) poderá ser utilizada também para a produção de modelos Renault.

“A fábrica é da Aliança (Renault Nissan), ainda estão definindo os modelos. Avaliamos essa possibilidade por causa da competitividade”, disse.

No complexo Ayrton Senna, a primeira planta declarada da Aliança pelas duas empresas, é mantida uma cooperação de produção: a Renault monta os modelos Nissan Livina, Grand Livina e Frontier na mesma linha do utilitário Master. Outra integração ocorre com os motores 1.0 fabricados aqui: são fornecidos para a Nissan no México para equipar March e Versa e voltam ao Brasil para venda.

 

Fonte: Automotive Business Enviar para um amigo CompartilharImprimir