Leitura Dinâmica 2ª Edição - RedeTV! - 01.08.2011
Jaques Wagner vai a Dilma e apela por fábrica da Jac na BA
Publicado em: 02/08/2012 Gerar um RSS desta página para um leitor de notícias e feeds

O governador Jaques Wagner está confiante de que conseguiu salvar a instalação da fábrica da Jac Motors em Camaçari (BA), ameaçada de não ser construída por conta dos altos impostos. Para viabilizar a fábrica, cuja inauguração está prevista para o fim de 2014, o governador se reuniu, na terça-feira, em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff e fez um apelo para que o acordo que viabilizou o investimento seja mantido, permitindo o desconto no Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para empresas estrangeiras em processo de instalação no país.

A presidente reafirmou que o decreto que trata do novo regime automotivo, possibilitando descontos no IPI para essas empresas está pronto e será publicado imediatamente, tão logo seja aprovada a Medida Provisória 563/12. A matéria será apreciada pelo Senado Federal nos próximos dias e é o primeiro item da pauta do dia 7 de agosto.

A MP 563, já aprovada na Câmara dos Deputados no último dia 16, regulamenta a segunda etapa do Plano Brasil Maior, anunciado pela presidente no início de abril, e estabelece regimes fiscais diferenciados, desonera produtos e a folha de pagamentos de alguns setores. No caso da indústria automotiva, a MP institui o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores, criando regras de transição para montadoras que se instalarem no país, com validade entre 2013 e 2017.

A Jac Motors, que importa veículos da China, anunciou o investimento de R$ 900 milhões na fábrica a ser construída no município de Camaçari. Atualmente, os carros importados pela JAC pagam IPI de 36,5%, enquanto os modelos populares nacionais pagam 6,5%. Ou seja, ela paga os 30% mais o IPI do carro popular. Se o novo regime automotivo passar, a empresa poderá se enquadrar e receber depois a diferença.

Fonte: Brasil Econômico – Empresas – 02/08/2012 – Pág. 19 Enviar para um amigo CompartilharImprimir