Conta Corrente - Globo News - 19h35 - 04.07.11
Brasil e Argentina discutem novo acordo automotivo este mês
Publicado em: 02/08/2012 Gerar um RSS desta página para um leitor de notícias e feeds

Representantes dos governos do Brasil e da Argentina se reunirão entre agosto e setembro para negociar uma versão atualizada do regime automotivo, denominação do sistema que administra o comércio de veículos entre os dois países.

Na recente cúpula do Mercosul realizada na cidade de Mendoza, o ministro da Indústria do Brasil, Fernando Pimentel, e a ministra argentina Débora Giorgi, concordaram em iniciar as discussões no dia 14 de julho. Mas, devido a problemas de agenda, estas conversas foram adiadas. Na última terça-feira, os dois ministros acordaram iniciar as negociações rapidamente.

O plano é trabalhar com intensidade nos próximos meses, já que o acordo automotivo atual vence no final de 2013. Técnicos de ambos países se reunirão em agosto. Em setembro será a vez da reunião dos ministros. Além disso, os dois governos pretendem avançar em um acordo que permita reverter o déficit de autopeças que o Brasil e a Argentina possuem com países do exterior. Segundo a ministra Giorgi - conhecida pelo apelido de "Senhora Protecionismo" - o objetivo "é o de reduzir as importações de US$ 37 bilhões de autopeças realizadas pela Argentina e o Brasil em 2011".

A indústria automotiva argentina, segundo dados da Associação de Fabricantes de Automóveis da Argentina (Adefa), produziu 828 mil veículos em 2011. A expectativa, no início do ano, era de que a produção bateria novos recordes em 2012, chegando a 900 mil veículos.

Fonte: DCI – Política econômica - 02/08/2012 – Pág. A3 Enviar para um amigo CompartilharImprimir