CBN Brasil - CBN - 03.11.2011 - 12h30
Diesel S50 e Arla 32 começam a ser distribuídos no Brasil
Publicado em: 06/01/2012 Gerar um RSS desta página para um leitor de notícias e feeds
Diesel S50 e Arla 32 começam a ser distribuídos no Brasil

Concessionárias de caminhões e postos de combustíveis comercializarão o Arla 32. Mais de 3 mil postos de combustíveis já estão credenciados pela ANP para fornecer o S50.

O Arla 32 - aditivo baseado em ureia –, e o diesel S50, com menor concentração de enxofre, deverão ser utilizados no abastecimento de caminhões e ônibus que utilizam a tecnologia Euro5, criada para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera, desde o dia 1º de janeiro deste ano. 

As novas normas fazem parte da lei que obriga os caminhões e ônibus, comercializados a partir de janeiro de 2012, a adotar, em seus motores, a tecnologia de acordo com o PROCONVE7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores). A nova tecnologia fez com que fabricantes de caminhões e ônibus mudassem os sistemas de seus motores, fazendo com que a grande maioria optasse pelo sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva), que se baseia na utilização do aditivo Arla 32 (ou ureia, mas não aquela que é comprada em lojas agrícolas), solução atóxica com 32% de ureia diluída em água desmineralizada que, juntamente com o equipamento catalisador e um diesel com menos enxofre – o S-50 – reduzirá a poluição. A outra opção tecnológica é o sistema EGR, que não necessita da utilização do Arla 32.

Uma das maiores questões sobre o tema é em relação ao abastecimento nos postos de todo Brasil. Para isso, a Fenabrave, em parceria com o Ministério de Minas e Energia, realizou, em 12 de dezembro, um programa especial na TV Fenabrave, com o objetivo de debater este tema. Durante o programa, exibido para mais de 750 pontos de recepção em todo o Brasil, representantes do governo e de entidades, discutiram a distribuição do Arla 32 e do Diesel S50 nos postos de todo País.

Dirceu Cardoso Amorelli Junior, superintendente de abastecimento da ANP, falou sobre o empenho da entidade para que haja a melhor forma de suprir o fornecimento ao consumidor. “A ANP [Agência Nacional do Petróleo] trabalhou junto às montadoras, produtores e distribuidores para fornecer o melhor produto na rede de postos. Fizemos algumas notificações para que todo o Brasil tenha acesso à nova tecnologia”.

“Em qualquer lugar do território nacional poderão ser feitos estes abastecimentos com combustível. Desde o dia 1º de janeiro, 3 mil postos de abastecimento já disponibilizarão os combustíveis, que também prestarão assistência ao consumidor. Nos próximos dias, ANP divulgará no site, em quais locais estarão esses pontos”, explicou Amorelli Junior.

Além da distribuição dos novos combustíveis em postos de todo o País, a rede de concessionárias de caminhões e ônibus de todas as marcas, também auxiliarão na comercialização desses combustíveis.

SERVIÇO – ONDE ENCONTRAR O S50 E ARLA32

A ANP já credenciou mais de 3 mil postos de combustíveis, em todo o Brasil, para disponibilizar o Diesel S50 e o Arla 32. Para saber qual é o posto mais próximo de você, basta clicar aqui.

Para saber quais são as concessionárias de caminhões e ônibus mais próximas, que vão comercializar o Arla 32, basta consultar a Associação que representa cada marca. Para saber os contatos das Associações de Marca filiadas à Fenabrave, clique aqui.

Enviar para um amigo CompartilharImprimir