Band News FM - 05.01.2011 - 16h25
SURGEM AS ASSOCIAÇÕES DE MARCA
Gerar um RSS desta página para um leitor de notícias e feeds
Consciente da existência de peculiaridades em cada marca, em março de 1967, a ABRAVE criou as chamadas Diretorias de Relação com as Fábricas. Com isso, cada Diretoria era destinada a um dos fabricantes de veículos instalados no Brasil, com a responsabilidade de discutir questões específicas, distintas em cada contrato de concessão.
Esses grupos foram os precursores das Associações de Marca, que começaram a surgir no início dos anos 70.

Formadas por representantes dos concessionários de cada marca, as Associações passaram, igualmente, a ter como objetivo discutir os interesses dos distribuidores com seus fabricantes específicos.

A primeira barreira enfrentada pelas associações foi a forte resistência das montadoras, que se negavam a reconhecer a legitimidade dessas entidades. A aceitação se dava depois da imposição de várias pré-condições, mas as montadoras não tinham como negar a força econômica e representatividade dos distribuidores, que já eram notórias em todo o País.

A primeira associação, criada em dezembro de 1972,  foi a Assobrav - Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen -, marca líder na época, com mais de  60% do mercado. As outras entidades seguiram os mesmos passos, surgindo em uma época em que o relacionamento entre montadoras e associações já era conflitante, pois as fábricas impunham contratos desvantajosos aos distribuidores e sempre ameaçavam com o fantasma do cancelamento da concessão.

CLIQUE AQUI para visualizar as Associações de Marca atuais.
Enviar para um amigo CompartilharImprimir