Seleção do Ouvinte - Rádio Cultura - 03.11.2011 - 11h58
FENACODIV | Federação Nacional dos Concessionários e Distribuidores de Veículos
Gerar um RSS desta página para um leitor de notícias e feeds

A Federação Nacional dos Concessionários e Distribuidores de Veículos – Fenacodiv é a entidade máxima de representação sindical do setor da Distribuição de Veículos no Brasil. Foi oficialmente registrada pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 7 de março de 1996, em atendimento à solicitação de cinco sindicatos estaduais da categoria (Sincodiv’s), seus sócios- fundadores.

Atualmente, a Fenacodiv é integrada por 21 Sincodiv’s, instituídos e organizados nos seguintes Estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará (e Amapá), Paraíba, Paraná, Paraná/Norte,  Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Para conhecer os nomes dos atuais presidentes e os endereços virtuais e eletrônicos das sedes de todos Sincodiv’s estaduais, clique aqui.

Normas, negociações e assembléias

Vale lembrar que, para fins sindicais, nos Estados em que ainda não há Sincodiv’s estabelecidos os concessionários e distribuidores de veículos são representados por outras entidades patronais. Nesta situação específica, os concessionários e distribuidores atendem as normas trabalhistas coletivas subscritas por tais entidades.

Em geral, as negociações coletivas são realizadas pelos Sincodiv’s com as entidades sindicais dos trabalhadores organizadas em cada Estado. As normas coletivas ajustadas são aprovadas nas respectivas assembléias estaduais.

Para o tratamento de assuntos de natureza trabalhista ou sindical de interesse nacional, a Fenacodiv pode convocar assembléia geral de seus associados. Isso ocorre quando a entidade é requisitada pelos próprios associados ou em conformidade com as determinações de seu estatuto.

Informações atualizadas e área restrita

Por meio do Portal Fenabrave, a Fenacodiv passa a prestar informações atualizadas sobre negociações trabalhistas e convenções coletivas firmadas exclusivamente pelos Sincodiv’s estaduais. Este serviço informativo é uma atividade totalmente integrada à natureza e competência da entidade, conforme determinam o seu estatuto e os Artigos 533 e seguintes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Neste espaço também serão transmitidas informações referentes às tendências sindicais, andamentos de negociações coletivas estaduais, alterações legislativas, exemplos de medidas e soluções adotadas no âmbito da categoria ou em outros segmentos econômicos.

Para os usuários deste espaço encontrarem informações atualizadas e interessantes, torna-se fundamental a interatividade dos Sincodiv’s estaduais com a própria Fenacodiv. Ou seja, os Sincodiv’s precisam enviar constantemente à Fenacodiv as cópias das convenções coletivas firmadas em seus Estados e demais informações sindicais de interesse para a categoria.

O acesso às informações de caráter documental da categoria, no entanto, será restrito aos concessionários previamente cadastrados, mediante o uso de senhas. Nessa área restrita estarão disponíveis informações sobre data-base, percentuais de reajustes salariais, benefícios concedidos e demais condições de vínculo trabalhista de interesse para o setor patronal.

Para contatar a Fenacodiv, clique aqui.

Para ver as Convenções Coletivas de Trabalho de cada estado, clique aqui.

 

FENACODIV
Federação Nacional dos Concessionários e Distribuidores de Veículos

Gestão 2011 / 2014



Diretoria

Presidente: Flávio Antonio Meneghetti – Fiat
Vice-presidente: Alarico Assumpção Júnior – Volvo / Hyundai / Dafra
Diretor:  Elias dos Santos Monteiro  – Volkswagen / Nissan
Diretor:  Melchior Luiz Duarte de Abreu – Renault / Nissan 
Diretor:  Mauricio de Souza Queiroz – Fiat / Volkswagen / Ford


Conselho Fiscal

Titulares

Darcy José dos Santos – General Motors
 Paulo Burti – General Motors
 Roberto Rodrigues Fiuza – Peugeot

Suplentes

Amaury Rodrigues Amorim – Volkswagen / Kia
Joaquim Mário Pires Ferreira – Mercedes-Benz
 Sergio Antonio Reze – Volkswagen / Hyundai

 

 






Fonte: Portal Fenabrave Enviar para um amigo CompartilharImprimir