Presidente Michel Temer fala em vídeo na Cerimônia de Abertura do 26° Congresso & ExpoFenabrave

São Paulo, 17 de agosto de 2016


Com o tema “DETERMINAÇÃO”, a Cerimônia de Abertura do 26º Congresso & ExpoFenabrave, realizada na manhã do dia 16 de agosto, contou com a presença de mais de 2 mil pessoas no auditório do Pavilhão Verde do Expo Center Norte, em São Paulo, e com a participação de autoridades federais e estaduais, além de representantes de entidades de classe e concessionários de veículos.

\r\n

A Cerimônia foi presidida pelo Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin ao lado do Presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, e contou com a presença do Ministro Marcos Pereira, do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, representando o Presidente da República Michel Temer.

\r\n

O Presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, abriu os pronunciamentos mostrando a importância do setor da Distribuição Automotiva, que responde por mais de 4% do PIB Nacional e pela geração direta de mais de 300 mil empregos.  Ele ressaltou que a crise impactou diretamente nos negócios do setor automotivo, fazendo com que mais de 1.300 concessionárias encerrassem suas atividades em um ano, desempregando 124 mil pessoas, o que chamou de uma “morte sem dignidade”. “Comprometer empregos é comprometer a renda da população e, como todos sabem, sem renda não se adquire nada”, alertou.

\r\n

Assumpção Júnior comentou que, apesar da crise, a Federação conseguiu importantes conquistas, como a Lei de Retomada do veículo Inadimplente, o RENAVE - Registro Nacional de Veículos Usados, a formação da constituição da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor da Distribuição de Veículos e da Mobilidade, além do acordo firmado, recentemente, com a Anfavea, que criou a Autoregulamentação sobre Vendas Diretas. Por fim, o Presidente da Fenabrave ressaltou que outras conquistas estão no radar da entidade, como o combate à falta de isonomia do setor. “Com todo o respeito, transparência e humildade, venho aqui reforçar que o setor da distribuição, formado por legítimos concessionários de veículos automotores, não deve e não pode adquirir produtos a valores superiores a preços praticados com a chamada venda direta. Queremos e merecemos isonomia”, completou.

\r\n

Na sequência, Antonio Megale, presidente da Anfavea, comentou que é preciso unir esforços para encontrar soluções conjuntas para o setor.  Para ele, Fenabrave e Anfavea são entidades muito próximas e representam uma parte importante da cadeia automotiva, incluindo a indústria de autopeças. “Temos manchas de liquidez que devemos trabalhar, como as cotas de consórcio contempladas que podem se transformar em vendas efetivas de veículos, além de termos a oportunidade de melhorarmos as ofertas de financiamento para os consumidores”, disse.

\r\n

Em seu discurso, o Deputado Federal, Herculano Passos, ressaltou o trabalho realizado pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor da Distribuição de Veículos e da Mobilidade, no Congresso e no Senado, na tentativa de barrar projetos de lei que prejudiquem a atividade da Distribuição Automotiva.

\r\n

Já Marcos Pereira, Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, que na Cerimônia representou o Presidente da República em Exercício Michel Temer, explicou que a Fenabrave exerce um papel importante em defesa dos concessionários de veículos, e que tem conversado constantemente com a entidade e o presidente Alarico nos poucos meses em que está à frente da pasta. Segundo o Ministro, o presidente Michel Temer o incumbiu, pessoalmente, de dar andamento ao Projeto de Sustentabilidade Veicular, liderado pela Fenabrave em conjunto com outras 18 entidades, que visa a renovação de frota no Brasil. “Estou empenhado em dar andamento neste projeto, que contribuirá com a volta do consumo de veículos e ampliará o mercado para vocês, empresários. Pretendemos finalizar o Projeto até o final deste ano para que, em 2017, a gente consiga colocar o programa em andamento. A Renovação vai sair!”, determinou o Ministro, dizendo que o melhor programa social é a geração de empregos.

\r\n

O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin encerrou a sequência de pronunciamentos, enaltecendo a vocação do Estado para o desenvolvimento da indústria automotiva, comentando as recentes inaugurações de unidades fabris no interior do estado. “Mesmo com todo este investimento, o nosso maior problema é a geração de emprego e renda”, disse. Para ele, é preciso retomar a atividade econômica para que os mais diversos setores voltem a crescer, assim como a redução das taxas de juros e o estabelecimento de um ajuste fiscal”, completou, acreditando que até o final deste mês, com a possível resolução da crise política enfrentada pelo Brasil, o mercado possa dar sinais mais robustos de recuperação.

\r\n

Michel Temer grava depoimento

\r\n

Clique aqui para assistir ao vídeo enviado por Michel Temer

\r\n

O Presidente da República em Exercício, Michel Temer, enviou uma mensagem em vídeo, gravada especialmente para o evento.  Em seu pronunciamento, Temer comentou que tem se reunido com a Fenabrave e tem observado que todos do setor estão empenhados em desenvolver seus negócios, com determinação, assim como o governo está trabalhando para unir todas as forças para que o país saia da crise. “Quero aproveitar este momento para reiterar que, ao receber os dirigentes da Fenabrave, tenho notado essa mesma disposição. O setor automotivo é um que emprega milhares de pessoas e, esses empregos, precisam ser mantidos”, completou o Presidente da República, reiterando que o governo está empenhado em reduzir os gastos públicos, por meio de um teto fixado para os gastos da união, com o objetivo de recuperar o país. “A esperança gera confiança e, o momento da confiança está chegando”.

\r\n

Assessoria de Imprensa:

\r\n

MCE Comunicação
Rita Mazzuchini (Mtb 22128) e Igor Francisco (Mtb57082)
E-mails: [email protected][email protected]
Tel: (11) 2577-6533

\r\n

Sobre a FENABRAVE

\r\n

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Fenabrave é a entidade representativa do setor de Distribuição de Veículos no Brasil. A entidade reúne 51 Associações de Marcas de automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, implementos rodoviários, tratores, máquinas agrícolas e motocicletas.

\r\n

Ao todo, são cerca de 7,9 mil distribuidores de veículos nacionais e importados, com 380 mil colaboradores diretos, que geram uma receita anual de R$ 287,9 bilhões (2014), correspondendo a 5,2% do Produto Interno Bruto – PIB do País.

\r\n

Sobre a Reed Exhibitions

\r\n

A Reed Exhibitions é a organizadora e promotora do 25º. Congresso & ExpoFenabrave. A empresa é líder mundial, com mais de 500 eventos em 43 países. Em 2014, a Reed reuniu mais de sete milhões de participantes em eventos do mundo todo, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje os eventos da Reed são realizados em todas as Américas, Europa, Oriente Médio, Ásia Pacífico e África, organizados por 41 escritórios com um completo efetivo de profissionais. A Reed Exhibitions atende 43 setores da indústria com eventos comerciais e voltados para consumidores em geral. Ela faz parte do RELX Group plc, uma provedora líder mundial de soluções para informação para clientes profissionais de várias indústrias.