Setor da Distribuição em luto! Renato Ferrari morre aos 88 anos

São Paulo, 6 de maio de 2013


ferrari1O setor da distribuição de veículos automotores está em luto pela morte de uma de suas maiores personalidades, Renato Ferrari, ocorrida na noite do último dia 3 de maio, em São Paulo. Aos 88 anos, dr. Ferrari, como era conhecido pelo setor, foi o criador e desbravador da Lei 6729/79 (atual 8132/90) que regulamenta, desde 1979, o sistema de distribuição de veículos no Brasil e equilibra as relações entre montadoras (concedentes) e concessionários.

\r\n

Mais do que uma regulamentação, a Lei Ferrari, como passou a ser conhecida, representa o respeito entre parceiros do setor automotivo e, acima de tudo, uma conquista à Categoria Econômica da Distribuição de Veículos no país. Segundo o próprio Renato Ferrari, em entrevista exclusiva à Revista Dealer (Ed34), há um ano, a Lei é o instrumento mais importante para o desenvolvimento e manutenção do setor automotivo brasileiro, e deve continuar em pleno vigor para isso.

\r\n

Advogado, formado pela Faculdade de Direito da USP, em 1948, Renato Ferrari atuou em múltiplas atividades e funções em sua carreira, além de se dedicar ao setor da distribuição. No setor privado, atuou em empresas de distribuição de gás liquefeito de petróleo e também como membro de diretorias e conselhos de entidades de relevantes objetivos sociais. Na carreira pública, foi presidente da Fundação Padre Anchieta e Secretário da Cultura no Governo Jânio Quadros, quando participou da completa reforma do Teatro Municipal da cidade de São Paulo.ferrari2

\r\n

Renato Ferrari dedicou, contudo, a maior parte de sua vida ao setor da distribuição automotiva, atuando fortemente na criação da Abrave (criada em 1965 e que, em 1989, passou a denominar-se Fenabrave) e a lutar pela aprovação da Lei 6729/79 pelo Congresso. Em sua entrevista à Dealer, dr. Renato Ferrari lembrou que, na época da luta incansável pela aprovação da Lei 6729, ele “serviu ao setor com acentuada dedicação e forte objetivo de conceituá-la doutrinariamente, destacá-la na economia nacional e inseri-la na ordem jurídica do País, cuja legislação não a contemplava”. Mais do que um líder; um visionário, Renato Ferrari afirmou que “o construtivismo jurídico, a que sempre me consagrei, aplicando-o na criação da Lei 6729, já se fazia premente, não só no setor automotivo, como no interesse do desenvolvimento nacional”. E assim foi e continua sendo.

\r\n

Em homenagem a este grande desbravador, a Revista Dealer, Ed. 42 (junho/julho 2013), terá um capítulo especial, dedicado à memória de Renato Ferrari, a quem a Fenabrave e o setor da distribuição automotiva consideram um amigo, um aliado e, acima de tudo, um grande homem que, certamente, deixará saudades mas, principalmente, inúmeras lembranças sobre pelo que vale a pena lutar.

\r\n

Clique Aqui para acessar o link da Revista Dealer Ed34, veiculada entre abril e maio de 2012, e que repercute a Lei Ferrari no país.