Emplacamentos de autos e leves têm alta em julho

São Paulo, 2 de agosto de 2022


Nova redução do IPI deve favorecer comercialização de automóveis, a partir de agosto. Em julho, Setor como um todo ficou perto da estabilidade frente ao mês anterior. Crise de abastecimento e crédito impediram melhor desempenho do segmento de motocicletas.

2 de agosto 2022De acordo com dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, em julho, os emplacamentos de veículos registraram retração de 2,6%, em todos os segmentos somados, na comparação com o mês anterior, e queda de 0,6%, em relação a julho de 2021. No acumulado, dos sete primeiros meses do ano, o setor apresentou resultado próximo da estabilidade, quando comparado ao mesmo período de 2021, com baixa de 2,7%.

“Os segmentos tiveram comportamentos distintos em julho. Alguns registraram números melhores do que os de junho, com destaque para automóveis, comerciais leves e caminhões, enquanto outros, como ônibus e motocicletas apontaram retração. A queda pode ser explicada por um conjunto de fatores, como a menor oferta, especialmente, no segmento de duas rodas, por conta de problemas na produção e pela maior restrição e aumento do custo de crédito, já que a inadimplência, nos financiamentos de veículos, está em 4,5%, de acordo com os dados divulgados, pelo BACEN, referentes a abril/2022”, analisa Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.

Com a nova redução do IPI, para automóveis, que passou de 18,5% (desde 25 de fevereiro) para 24,75% (a partir de 1 de agosto), anunciada pelo Governo, a entidade espera que os volumes de emplacamentos possam crescer ainda mais, finalizando o ano dentro das expectativas da FENABRAVE, que apontam para um resultado equivalente ao obtido em 2021 ou, na melhor das hipóteses, a um crescimento de mais de 4%, para autos e leves, chegando a um total de mais de 2.060.000 unidades. “Se a produção retornar à sua normalidade, e com mais esse estímulo do Governo, talvez consigamos atingir esse patamar”, acredita Andreta Jr.

Emplacamentos de julho e acumulado do ano

Informações à imprensa:

Contatos:

Rita Mazzuchini ([email protected]) - (11) 98115-4433

Luis Massao ([email protected]) - (11) 97619-6042

FENABRAVE - Daniela Figueira: ([email protected]) - (11) 99129-0557