Março tem alta nos emplacamentos de veículos

São Paulo, 5 de abril de 2022


Com crescimento de 46,8% nas vendas de motocicletas sobre fevereiro, Setor registra resultado positivo em março. No trimestre, no entanto, a retração foi de 7,6% sobre o mesmo período de 2021.

5 de abril de 2022 – De acordo com dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, os emplacamentos de veículos, impulsionados pelo segmento de duas rodas e pesados, cresceram 23,2% sobre fevereiro e 1,4% sobre março de 2021. Já no acumulado do 1º trimestre, houve queda de 7,6% sobre o mesmo período do ano passado.

Para José Maurício Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE, o desempenho no trimestre é reflexo de um conjunto de fatores, nacionais e globais. “A variante Ômicron afetou a produção de diversos componentes industriais e a venda de veículos, no início do ano. Em seguida, houve o conflito entre Rússia e Ucrânia, que deixou muitos consumidores preocupados, especialmente, com os preços dos combustíveis”, afirma.

Segundo estudo realizado pela assessoria econômica da FENABRAVE, o preço do petróleo subiu 34,8% no mercado internacional, enquanto o Real valorizou 16%. Isso implica em um aumento de 13% no valor repassado às distribuidoras. A variação percentual da gasolina, no ano, foi de 24,7%, no preço da Petrobras para as distribuidoras. “Esta elevação impacta na decisão de compra dos consumidores de veículos e reflete no desempenho do nosso Setor”, esclarece Andreta Jr.

Redução de IPI e lançamento do Programa Renovar

As boas notícias ficam por conta da recente Redução do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados e a criação do Renovar – Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária no País, estabelecido pela Medida Provisória 1.112, de 31 de março de 2022. “A desoneração do IPI era necessária e foi muito bem-vinda ao Setor. Já o Renovar é um programa que levará mais segurança às vias brasileiras, pois tem como meta tirar de circulação veículos em fim de vida útil, ou seja, aqueles com mais de 30 anos que, hoje, representam 26% da frota total de caminhões no Brasil”, explica Andreta Jr.

AVALIAÇÃO POR SEGMENTO

PROJEÇÕES MANTIDAS

A FENABRAVE decidiu não revisar, no momento, as projeções do Setor, mantendo, dessa forma, uma expectativa de crescimento de 5,2% para 2022. “Os efeitos da pandemia no 1º. Bimestre deste ano, somado aos impactos do conflito no Leste Europeu, nos leva a um cenário ainda incerto, o que nos impede de realizar revisões mais precisas, neste momento”, explica Andreta Jr.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Contatos:

Rita Mazzuchini ([email protected]) - (11) 98115-4433

Luis Massao ([email protected]) - (11) 97619-6042

FENABRAVE - Daniela Figueira: ([email protected]) - (11) 5582-0049