Mercado de usados segue estável

São Paulo, 9 de março de 2022


Mesmo com 2 dias úteis a menos em fevereiro, comercialização de usados encerra o mês com volume próximo ao registrado em janeiro.

9 de março de 2022 – De acordo com a FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículo Automotores, as transações de veículos usados fecharam fevereiro em estabilidade em relação a janeiro (retração de 0,58%), mas ainda em um ritmo menor que o registrado no primeiro bimestre de 2021. A queda sobre fevereiro de 2021 foi de 29,5% e, no bimestre, a baixa chegou a 28,4%. “Mas estivemos bem próximos do resultado de janeiro, embora fevereiro tenha tido apenas 19 dias úteis, contra 21, em janeiro”, diz José Maurício Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.


O destaque do mês foi para o segmento de ônibus usados, que teve uma alta de mais de 28% em fevereiro sobre janeiro deste ano, embora, na comparação com iguais períodos do ano passado, o saldo ainda tenha sido ligeiramente, negativo (conforme tabela). 
Na avaliação de Andreta Jr., com as medidas de desoneração do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados, anunciadas,

recentemente, pelo Governo Federal, o fluxo de comercialização de veículos usados pode registrar melhora, em volume de unidades, uma vez que parte desse mercado é impulsionada pela venda de novos (pois é comum os compradores negociarem seus veículos usados como parte de pagamento de um 0km). “O mercado de usados pode ser estimulado com a redução do IPI para novos, mas também segue afetado pelo cenário conjuntural, de perda de renda das famílias e seletividade de crédito”, analisa o Presidente da FENABRAVE.


Para os segmentos de automóveis e comerciais leves, os modelos com até 3 anos de fabricação corresponderam a quase 10% do total de transações de fevereiro. No acumulado, a participação desses veículos foi de 9,6%. 


Acompanhe, a seguir, o desempenho de vendas de veículos usados, em cada segmento:

Informações à imprensa:

MCE

Contatos:

Rita Mazzuchini (rita@mcepress.com.br) - (11) 98115-4433

Luis Massao (massao@mcepress.com.br) - (11) 97619-6042

FENABRAVE - Daniela Figueira: (daniela.eventos@fenabrave.org.br) - (11) 5582-0049