Projeções mostram que 2022 será o ano do pibinho

São Paulo, 14 de setembro de 2021


Até pouco tempo atrás, a maioria dos especialistas cravava que o PIB de 2022 superaria a marca dos 2%. Com o recrudescimento da crise econômica, as previsões foram cortadas. Primeiro para 1,5%. Depois para perto de 1%. Agora, menos do que isso. Segundo o banco americano J.P.Morgan, a economia brasileira crescerá 0,9% no ano que vem, ante 1,5% da estimativa anterior.

Cenário inflacionário, desemprego alto, baixo investimento e crise política são os ingredientes que impedem o país de reagir. É inegável que os destemperos de Brasília afetam o desempenho econômico. Retrato disso é a Bolsa. O Ibovespa fechou ontem com alta de 1,85%, o que foi resultado sobretudo da ausência de ruídos políticos. Ou seja: no dia em que as autoridades dão uma trégua em suas pregações incendiárias, o mercado reage bem. Resta saber quanto tempo a paz irá durar. A julgar pelo espírito belicoso dos líderes nacionais, não será muito.

Empresa de bikes Tembici chega a Brasília

A Tembici, empresa que opera o serviço de bicicletas compartilhadas em várias cidades brasileiras, chegou a Brasília. Serão 70 estações e 500 bikes espalhadas pela cidade. Para levar o projeto adiante, a Tembici contou com uma linha de financiamento de R$ 29 milhões do banco Santander Brasil - foi a primeira operação do chamado crédito verde feita pelo banco para uma empresa brasileira do setor. Segundo especialistas, o mercado de bikes compartilhadas ganhará impulso nos próximos anos.

Unicórnios proliferam na América Latina

O número de unicórnios, como são chamadas as startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão, não para de crescer na América Latina. Segundo levantamento realizado pela Lavca (Latin America Venture Capital Association), já existem 29 empresas desse tipo na região. O Brasil lidera o ranking, com 19 companhias que se enquadram na categoria. O movimento é crescente: as startups latinas receberam US$ 6,2 bilhões no primeiro semestre de 2021, 50% a mais do que o total de 2020.

Comandos por voz são a nova onda dos games

O mercado de games não para de se reinventar. Uma nova tendência são os jogos controlados por voz, que permitem ao usuário disparar comandos em um microfone. É o caso de uma das versões do game Jurassic World, criado com a ajuda de uma empresa brasileira, a Iara Digital. Recentemente, um dos fundadores da companhia, João Paulo Alqueres, recebeu o prêmio Alexa Champions, que reconhece os melhores desenvolvedores de dispositivos associados ao assistente virtual da Amazon.

US$ 2,3 bilhõesdeverá ser o faturamento do mercado de games no Brasil em 2021, alta de 5,1% em relação a 2020. O dado é da consultoria Newzoo.

"As piores economias do mundo são aquelas com maior índice de estatização"Jorge Gerdau, presidente dos conselhos da Gerdau e do Movimento Brasil Competitivo.

Veículo: CORREIO BRAZILIENSE - DF 
Editoria: NEGÓCIOS 
Tipo notícia: Coluna
Data: 14/09/2021 
Autor: AMAURI SEGALLA