Emplacamentos de veículos se recuperam no acumulado do ano, mas estoques de automóveis continuam baixos

São Paulo, 3 de agosto de 2021


Levantamento da FENABRAVE aponta que dificuldades na produção, decorrentes da falta de itens como semicondutores, continuaram afetando a fabricação de automóveis em julho. Já os segmentos de comerciais leves, motocicletas, caminhões e implementos rodoviários registraram alta no mês de julho e no acumulado dos 7 primeiros meses de 2021 sobre o mesmo período do ano passado. Com isso, os resultados de emplacamentos gerais do setor se aproximam dos volumes registrados antes da pandemia.

FENABRAVE - 3 DE AGOSTO/2021 - Os emplacamentos de veículos automotores, considerando todos os segmentos automotivos, encerraram o mês de julho próximo da estabilidade, na comparação com junho (baixa de 0,02%). Mas o dado que mais chamou a atenção, no levantamento realizado pela FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores foi a queda de 7,3% no volume de automóveis emplacados, segmento que, conforme ranking histórico, registrou o pior mês de julho desde 2005. A explicação é a escassez de produtos nas concessionárias, por conta das dificuldades que a indústria enfrenta para a obtenção de peças e componentes.

Apesar da retração nos licenciamentos de automóveis, os segmentos de caminhões, implementos rodoviários, motos e comerciais leves tiveram resultados positivos em julho. Com isso, o setor, como um todo, registrou alta de 10,9% em julho deste ano, sobre julho de 2020, e aumento de 33,74% no acumulado dos 7 primeiros meses de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

“O número de emplacamentos, até agora, mostra que o setor, no geral, mantém sua trajetória de recuperação, com um volume total próximo ao que registramos nos últimos anos, antes da pandemia. E se a produção estivesse normalizada, principalmente, para automóveis, poderíamos ter um crescimento ainda maior do que o previsto para este ano”, afirma Alarico Assumpção Júnior, Presidente da FENABRAVE.

A seguir, a Tabela dos Emplacamentos de Veículos, por segmento:

Desempenhos por segmento automotivo:

Projeções mantidas

A FENABRAVE manteve as projeções para o ano, divulgadas no início de julho, conforme tabela abaixo:

Informações à imprensa: MCE COMUNICAÇÃO


Contatos (estamos atendendo remotamente):
Rita Mazzuchini ([email protected]): Cel/ WhatsApp: (11) 98115-4433
Luis Massao ([email protected]): Cel/WhatsApp: (11) 97619-6042
FENABRAVE - Daniela Figueira: ([email protected]): Cel/WhatsApp: (11) 99129-0557