São Paulo, 4 de janeiro de 2018
De acordo com o levantamento realizado pela FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, e divulgado nesta quinta-feira, 4 de janeiro, durante coletiva de imprensa, os emplacamentos de todos os segmentos somados (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos) apresentaram alta acumulada de 1,33% em 2017, no comparativo com 2016, somando 3.216.761 unidades, ante as 3.174.598 registradas no ano anterior.
Em dezembro, o mercado automotivo manteve o ritmo de retomada nas vendas e registrou alta de 7,43% ante novembro, totalizando 301.258 emplacamentos, contra 280.417 do mês anterior. Já com relação a dezembro de 2016, quando foram licenciadas 298.871 unidades, houve leve crescimento, de 0,80%.
\r\nPara o presidente da FENABRAVE, Alarico Assumpção Júnior, o fechamento do ano de 2017 surpreendeu as expectativas da entidade. "Ao iniciar 2017, a projeção era negativa em mais de 20% e, ao longo do ano, as ações econômicas acertadas geraram efeitos positivos. Quedas sucessivas dos juros e da inadimplência, o aumento da empregabilidade e um melhor acesso ao crédito resultaram na melhora nos índices de confiança e expectativa do consumidor e do empresário, fazendo com que aumentasse o consumo, revertendo, assim, o cenário negativo inicial", argumentou Assumpção Júnior.
\r\nConforme os dados apresentados pela entidade, os segmentos de automóveis e comerciais leves também apresentaram crescimento no acumulado do ano, com uma alta de 9,36% sobre o ano anterior. Ao todo, foram emplacados 2.172.235 veículos desses segmentos em 2017, contra 1.986.303 em 2016. Já no mês de dezembro, as 204.852 unidades licenciadas representaram crescimento de 3,85% para os segmentos, se comparados ao mês de novembro, com197.254 unidades. Com relação a dezembro de 2016, os 198.973 veículos novos comercializados representaram avanço de 2,95%.
\r\nAssumpção Júnior, comentou, ainda, que o mês de dezembro reforçou o clima favorável que o Setor da Distribuição vem observando nos últimos meses. "A soma dos fatores positivos já citados e a entrada dos recursos do 13º terceiro no orçamento das famílias fortaleceram o sentimento de confiança e a expectativa dos consumidores, que foram às concessionárias comprar seu automóvel 0 Km", explicou.
\r\nPrevisões para 2017
\r\nDurante a coletiva de imprensa, o presidente da FENABRAVE também apresentou as projeções de mercado para 2018. A expectativa da entidade é de manutenção do clima favorável às vendas para todos os segmentos, registrando novo ciclo de crescimento, podendo alcançar 10,3% com relação ao ano passado, somados todos os segmentos.
\r\nEspecificamente para os segmentos de automóveis e comerciais leves, a expectativa é de alta de 11,9% sobre os resultados de 2017.
\r\nJá para caminhões e ônibus, a FENABRAVE projeta crescimento de 8,6%, sendo 9,5% para caminhões, 5,4% para ônibus e 7,8% para implementos rodoviários.
\r\nO segmento de motocicletas, que vem sofrendo sucessivas quedas desde a crise de 2008, poderá apresentar alta estimada em 6,5%.
\r\nPara tratores a previsão é de alta de 5,1% e para colheitadeiras a estimativa de crescimento é de 5,4%.
\r\nAcompanhe, na tabela a seguir, os dados de emplacamentos de veículos NOVOS para cada segmento automotivo.
\r\nMais informações à imprensa:
\r\nMCE Comunicação Empresarial
Contatos: Rita Mazzuchini (Mtb 22128)
E-mails: [email protected], [email protected] [email protected]
Tels.: (11) 5582-0049 ou 2577-6533