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30/07/2021

Crise dos chips será pior no 2º semestre, diz Volkswagen, que bateu recordes em 2021

O grupo Volkswagen publicou na quinta-feira, 20, seu balanço do primeiro semestre deste ano, o qual mostra que a empresa registrou novo recorde no período, mesmo com todos os problemas enfrentados. O lucro operacional (antes de itens especiais) foi de ? 11,4 bilhões, bem acima do recorde anterior, de ? 10 bilhões registrado em 2019, ou seja, antes da pandemia. Segundo a empresa, boa parte desse resultado se deve ao aumento da demanda pelos modelos luxuosos - e rentáveis - das marcas Audi e Porsche. Vale lembrar que, por conta das limitações provocadas pela Covid-19, as montadoras optaram por priorizar a produção de seus modelos de maior valor agregado (mais caros e que garantem maior lucratividade).

Assim, Audi e Porsche conseguiram registrar novos recordes de entregas nos seis primeiros meses deste ano, com retorno operacional de dois dígitos sobre as vendas, de 10,7% e 17,6%, respectivamente. A divisão de Serviços Financeiros da VW também apresentou bom desempenho, mais do que dobrando seu resultado operacional para ? 2,3 bilhões em um ano.

Baseada nesse resultado, o grupo VW refez suas projeções e agora espera que o retorno operacional ajustado sobre as vendas cresça para um resultado entre 6% e 7,5% (é a segunda vez no ano que a empresa aumenta sua perspectiva). A previsão anterior era avançar entre 5,5% e 7%.

"O desempenho financeiro do grupo Volkswagen na primeira metade do ano prova a robustez da nossa empresa; nosso retorno operacional sobre as vendas após seis meses foi de 8,8%", afirmou Arno Antlitz, responsável pelas finanças da empresa. "Em particular, o segundo trimestre foi excepcionalmente forte; nosso fluxo de caixa líquido de ? 10,2 bilhões também é um resultado sólido e foi alcançado apesar de nossos consideráveis investimentos futuros", acrescentou.

Os resultados na América Latina também bateram um recorde: a região alcançou no primeiro semestre 4,72% de participação de mercado, a maior marca da história para esse período. Também houve um aumento nas vendas de 265%, com um total de 21.958 unidades em 2021, e um crescimento de 210% na produção de veículos para a região, que somou 26.901 unidades.

A América Latina é um mercado com grande potencial de crescimento, fundamental para a estratégia regional do Grupo Volkswagen. Esses resultados positivos que vemos hoje são sustentados por lançamentos locais, como Nivus, T-Cross e recentemente Taos, modelos desenvolvidos 100% por e para a região que aprofundam a ofensiva do SUV da marca globalmente. Além disso, ter apresentado o e-up! no Uruguai é um marco fundamental para a estratégia de eletrificação da região , disse Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

Mesmo com a perspectiva positiva, os executivos da empresa têm motivos para preocupações e preveem um segundo semestre com um escassez de michochips pior no segundo semestre. "Temos reduzido com sucesso os impactos dos gargalos de semicondutores até o momento, embora estejamos prevendo efeitos um pouco mais acentuados no terceiro trimestre", afirmou Antlitz.

Com isso, não surpreende o fato de o grupo VW estar reduzindo sua previsão de entregas aos clientes. Contudo, a empresa garante que, desde que a pandemia de Covid-19 seja contida com sucesso, elas serão "visivelmente melhores" em relação ao ano passado.

Segundo reportagem da agência Automotive News Europe , Herbet Diess, CEO do grupo Volkswagen, revelou parte da estratégia da empresa para ultrapassar a Tesla como a maior vendedora de veículos elétricos do mundo, que inclui a compra da locadora Europcar, em uma aposta em serviços de mobilidade. O grupo alemão liderou um consórcio que ofereceu ? 2,9 bilhões pela Europcar, que atua em 140 países e possui uma frota de 350 mil veículos.

"Sim, estamos adquirindo uma locadora de automóveis que, provavelmente, não será apenas uma locadora daqui a cinco ou dez anos, ela poderá ser uma grande plataforma de mobilidade", declarou o executivo, que disse ainda não ter terminado a tarefa. "Nossa ofensiva elétrica está ganhando impulso e vamos continuar aumentando seu ritmo nos próximos meses", assegurou.

    
Veículo: AUTOMOTIVE BUSINESS 
Editoria: NOTÍCIA 
Tipo notícia: Matéria
Data: 29/07/2021