Notícias Institucional


10/07/2020

Industriais do Paraná ficaram mais confiantes em junho 

Os empresários industriais do Paraná estão um pouco mais confiantes. É o que revela o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), pesquisa mensal realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Sistema Fiep. Em uma escala de zero a 100, o estado teve 41,7 pontos, resultado um pouco melhor do que nos meses anteriores. Em abril, o ICEI era de 35,4 pontos e, em maio, de 32,3 pontos. 

Apesar da melhora, o índice ainda não representa sinais de recuperação. É apenas uma percepção dos empresários sobre a evolução dos negócios em junho e as expectativas a curto prazo - com a pandemia da COVID-19, a análise desses resultados precisa ser ainda mais criteriosa. 'Neste momento, não é possível fazer prognósticos de como a confiança do empresário deve se comportar de agora em diante. Há regiões do Paraná onde a pandemia está mais controlada e outras onde a situação é mais crítica, o que pode gerar afrouxamento ou rigidez nas medidas de isolamento social. Isso pode interferir na expectativa do empresário', explica Evanio Felippe, economista do Sistema Fiep. 

Como é medido o índice 

Para chegar ao ICEI, são avaliados dois pontos principais: a percepção dos empresários sobre as condições dos negócios no mês da pesquisa em relação aos seis meses anteriores e as expectativas daqui por diante. O resultado de 9,5 pontos acima do observado em maio mostra, portanto, que alguns industriais estão mais otimistas. Mas a pontuação ainda está na zona considerada de pessimismo, que é abaixo de 50 pontos. 

O economista do Sistema Fiep explica que o resultado de junho foi influenciado positivamente pelo indicador de expectativas. 'O valor ficou bem próximo do nível de otimismo, com 48,9 pontos, ajudando a melhorar o resultado total. Já o índice de condições, que avalia os últimos seis meses, somou 27,2 pontos, contribuindo para manter o ICEI ainda abaixo dos 50 pontos', detalha. 

Principais desafios 

Além das mudanças nas regras de relaxamento ou distanciamento social em algumas regiões do estado, também há setores específicos que contribuíram para a leve melhora no ICEI, como a indústria de alimentos. Em todo o Brasil, houve aumento de 10% nas exportações de alimentícios em abril de 2020, quando comparado ao mesmo mês de 2019, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia). Já os setores automotivo e metalmecânico, que ficaram estagnados durante o fechamento da economia, estão mais cautelosos. 

Outro entrave apontado pelos empresários é a dificuldade em acessar os recursos emergenciais disponibilizados pelo governo, especialmente em empresas de micro e pequeno porte. São indústrias que compõem a maior parte da cadeia produtiva paranaense - 94,7%, de acordo com a CNI. Com as novas medidas de crédito anunciadas recentemente, é possível que haja nova melhora no ICEI, o que também depende do controle da crise sanitária. Para o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, a representatividade do setor é essencial para a sobrevivência dos negócios. 'Estamos atuando em diversas frentes para fortalecer os micros e pequenos empresários, com consultorias para acesso ao crédito, adequação de linhas produtivas e projetos especiais na área de segurança e saúde. Nosso objetivo é garantir a manutenção das atividades neste momento, para uma retomada segura e gradual dos negócios', finaliza. 

Descubra o que o Sistema Fiep tem para a sua indústria.
 

Data: sexta, 10 de julho de 2020 
Mídia: G1.Globo
Editoria: Notícias