Notícias Institucional


09/04/2020

Aumento de entregas por delivery evita tombo maior nas vendas de motos

Em meio à pandemia da covid-19, o aumento do uso das entregas em domicílio amenizou a queda nas vendas de motos em março. É o que mostram os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

O segmento de motocicletas registrou, no mês de março, a venda de 75.356 motos, queda de 10,1% ante o mesmo período em 2019. O resultado não foi pior, segundo a Fenabrave, pois houve um crescimento dos serviços de delivery, o que acarreta no aumento na demanda por motos.

Entretanto, com a crise provocada pela disseminação do novo coronavírus (covid-19) e todas as suas consequências, de acordo com a Fenabrave, “a recuperação deste segmento dependerá, exclusivamente, do retorno do País às atividades normais, após o controle da pandemia”.

Acumulado do ano tem saldo negativo

Em relação ao mês anterior, fevereiro, as vendas de motos em março também caíram. Neste comparativo, o recuo foi de 5,56%. O acumulado do ano ficou no vermelho da mesma forma. Desde o começo do ano, foram vendidas 246.832 motos, queda de 4,59% em relação ao mesmo período em 2019, quando 258.719 motos foram comercializadas.

O presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, destaca que, continuando a situação como está, “em um mês de estagnação, cerca de 20% dos empregos do nosso Setor (Distribuição de Veículos) podem ser comprometidos”. Júnior explica que “os Concessionários estão sem receita e, ao contrário, têm despesas fixas”.

Segundo a Fenabrave, vários pedidos têm sido encaminhados às autoridades. Entre eles, estão o pedido aos estados para a suspensão de pagamento do IPVA e o pedido ao BNDES para uma linha de crédito especial para empresas do setor.

https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/aumento-de-entregas-por-delivery-vendas-de-motos/?utm_source=sendgrid.com&utm_medium=email&utm_campaign=website

ESTADÃO – 08/04/2020